Kura Arte

Alquimia do Morar portinari

MARINA LINHARES x KURA

Mais do que ocupar um espaço, morar é um gesto contínuo de criação — uma alquimia que transforma a casa em um laboratório de possibilidades. O indivíduo — o alquimista — tece sua história e identidade por meio da matéria, dos objetos e do ambiente que o entrelaçam.

A Alquimia de Morar transforma elementos brutos em experiências sensíveis e convida o público a adentrar a intimidade desse processo de transmutação. Cada obra de arte exposta reflete repertórios únicos, que se misturam às texturas ásperas e orgânicas, arabescos, linho bordado, botões, madeira, aço carbono e bronze patinado, presentes neste espaço. São composições que revelam a passagem do tempo e evocam, em sua delicadeza e força, o percurso singular de autoconhecimento de quem habita e cria.

Neste ambiente onde o tempo se dobra em superfícies, o gesto do artista se confunde com o gesto cotidiano — do entrelaçar de fios à fricção do metal, do peso da matéria à leveza do vazio. O desenho que se constrói na parede ou no ar, a luz que atravessa frestas, a repetição que vira rito. Tudo ali parece em estado de transformação, como se a casa respirasse movimento.

Elementos costurados, repuxados, trançados, tensionados ou suavemente encaixados evocam tanto a construção de um abrigo quanto o processo íntimo de autoconhecimento.

A casa torna-se linguagem, e o morar, uma forma de narrar o mundo com o corpo, a matéria e o gesto.





Para mais informações sobre as obras, entre em contato:

Mauricio Ferreira
Art Advisor – Kura Arte
mauricio@kuraarte.com.br
+55 (43) 99678-2716